Minha missão...realizar sonhos...o seu!

Minha missão...realizar sonhos...o seu!
Confira!!!!

domingo, 27 de setembro de 2009

RAINHA ou MULATA?

Pesquisando sobre a diferença do que é ser Mulata e ser Rainha de Bateria em uma escola, encontrei um artigo muito interessante que contribuiu para deixar ainda mais clara essa diferença. Em Belém, assim como em outras capitais do nosso País do samba, o papel da mulata em frente a bateria da escola é diferente, mas que a confusão sempre envolve, beleza, samba no pé entre outros atributos. De funções distintas, MULATAS são personagens que envolvem o público, chamando a atenção pela ousadia de desenvolver um samba diferente, com muita sensualidade e sedução ao contrário da Rainha de Bateria.





A RAINHA tem uma função específica de evoluir aos acordes da bateria, com coreografias intimamente ligadas ao enredo, com maestria e principalmente charme, elegância e é claro muito samba no pé. Ela tem papel fundamental de MESTRE-DE-CERIMÔNIAS, apresenta a bateria e o samba-enredo aos jurados e ao público. Desenvolve uma interpretação do samba no intuito de fazer com que todos entendam o que está tocando. Tem que está afinada com os partidos, fazendo de cada movimento corporal um sincronismo com a batida de um surdo, de uma caixa, de um tamborim, ou até mesmo das platinetes ou platinelas. Os atributos de elegância, beleza física, simpatia e comunicabilidade são exigidos também.





Rainha de Bateria é a personificação do coração da escola, da bateria, é a figura FEMININA que encanta e promove a empolgação, fazendo com que o público cante o samba ao ver a bateria passar. Sua fantasia tem que está relacionada com o que a bateria representa no enredo da escola, é um ícone importante que resume o contexto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário